logotipoServiço de Psicologia e Orientação (SPO)

imagem psi 

Na vida…

Contemplam-se momentos que nos ensinam que cada pessoa é única,

que as diferenças podem nos tornar mais fortes face às adversidades do dia a dia e que no fundo, o mais importante é…

ser Feliz!

Marta Nunes

O que é o SPO?

O Serviço de Psicologia e Orientação é um serviço especializado que acompanha os alunos no decorrer do seu percurso escolar, intervindo em diferentes situações tais como: dificuldades de aprendizagem, problemáticas relacionadas com a atenção e hiperatividade, dificuldades de relacionamento interpessoal e de integração escolar, desmotivação e desinteresse escolar.

É um serviço especializado que presta apoio psicopedagógico a alunos, professores, funcionários, pais e encarregados de educação, desenvolve programas de orientação escolar e profissional e intervém nas escolas do agrupamento, comunidade e junto das famílias.

Tem como objetivo:

Ajudar e acompanhar crianças e jovens ao longo do seu percurso escolar (desde o jardim de infância até ao ingresso no ensino secundário/superior ou no mercado de trabalho).

♦ Disponibiliza apoio psicopedagógico a crianças e jovens no desenvolvimento da sua identidade pessoal e nas relações ao nível da comunidade escolar.

O Psicólogo(a)

O Psicólogo é um “Técnico do Comportamento”, que analisa a forma como os pensamentos, os sentimentos e as emoções afetam o ser e o estar de cada um.

É um profissional que trabalha em diferentes áreas da vida, sendo o ser humano e as suas atitudes e comportamentos o seu principal interesse. Com base em técnicas próprias, ajuda cada um a conhecer-se e a desenvolver determinadas competências, tornando-os capazes de lidar com as adversidades da vida, com vista a atingir um equilíbrio emocional.  

Os psicólogos surgem, então, como agentes promotores de mudança, podendo atuar ao nível da prevenção, da reconstrução e da promoção do desenvolvimento sócio emocional.

“Psicóloga” - Luana Piovani e Fábio Porchat

 No caso do Psicólogo Escolar, é um especialista que desenvolve o seu trabalho com base em técnicas e deontologia profissional, que são adaptadas ao contexto escolar específico, de acordo com uma planificação que integra o Plano Anual de Atividades da Escola.

NickVvujicic - Palestra motivacional "sem braços, sem pernas".

 

Plano de Intervenção

Apoio Psicopedagógico a alunos e professores

♦ Análise e acompanhamento de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE)

♦ Atendimento individual a alunos com problemas dúvidas ou questões de natureza pessoal (dificuldades de integração social, baixa auto estima, estados depressivos, ansiedade, stress, entre outras)

♦ Encaminhamento para outros serviços e articulação com os mesmos

♦ Observação e avaliação psicológica

♦ Desenvolvimento de projectos de combate ao insucesso escolar, com vista a prevenir o abandono escolar precoce e absentismo escolar.

♦ Formação de pais, alunos, funcionários e professores.

♦ Atendimentos individuais a docentes, pais e encarregados de educação.

"As crianças precisam do amor dos pais!" Mário Cordeiro (Médico Pediatra)

E porque o amor é tão importante…

que todos os filhos sejam “filhos únicos” pelo menos meia hora, todos os dias!

Marta Nunes

 

Orientação Escolar e Vocacional

O que você quer ser quando CRESCER

 

- Orientação vocacional aos alunos de 9º ano de escolaridade e à turma de Plano Curricular Alternativo (PCA), esclarecendo questões relacionadas com a decisão vocacional, ingresso no ensino secundário, plano de estudos e condições de acesso ao ensino superior.

- O Programa de Orientação Escolar e Vocacional (POEV) é composto por três sessões em grupo no 3.º período, agendadas com a psicóloga do Agrupamento. É um programa dirigido aos alunos de 9.º ano de escolaridade, onde são aplicados testes psicotécnicos individualmente, que visam a promoção e o desenvolvimento de competências de tomada de consciência de si mesmo e de decisão face à escolha futura no Ensino Secundário. No final das três sessões, serão entregues os relatórios individuais com os resultados, aos alunos e/ou Encarregados de Educação que quiseram estar presentes.

- “Semana das Profissões” para os alunos de 9º ano

- Visitas de estudo com os alunos do 9º ano a Escolas Secundárias e Profissionais (sujeita a confirmação).

- Esclarecimento de dúvidas sobre estas questões a Pais, Encarregados de Educação e Professores.

 

 Consulta aqui os Cursos Científico Humanísticos.

 

Psic

E quando te dizem que:

"Não és capaz", "não consegues", "lá estás tu com as tuas ideias", "é impossível"…

Prova-lhes que não existem limites que não possam ser ultrapassados, nem barreiras que não possam ser quebradas!

 

 

 

Atividades Programadas para 2016/2017

Ações de Formação propostas pelo SPO:

Práticas Parentais Positivas.

Duração – 2 horas

Entidade formadora – Instituto de Apoio à Criança (IAC)

Destinatários – Pais e Encarregados de Educação

Data prevista – a definir com a instituição

Ansiedade e Stress nos Exames

Duração – 1 horas

Entidade formadora – Instituto de Apoio à Criança (IAC)

Destinatários – alunos do 9.º ano

Data prevista – a definir com a instituição

 

Visitas de Estudo

 Visita de estudo com os alunos do 9º ano de escolaridade à Futurália, a maior feira de educação, formação e orientação educativa em Portugal.

 banner1 2017 pt

A visita de estudo é um dos meios que mais estimula os alunos, dado o carácter motivador que constitui a saída do espaço escolar. Não é um mero passeio, é uma situação de aprendizagem que favorece a aquisição de conhecimentos, proporciona o desenvolvimento pessoal e facilita a sociabilidade.

A visita de estudo á Futurália tem múltiplas potencialidades pedagógicas e formativas, facilita o acesso a informação, promovendo ainda o interface entre o mundo académico e empresarial, a educação formal e não formal,  tendo em vista  motivar e incentivar os jovens a encontrar o seu talento e apoiar as decisões do seu futuro  pessoal e profissional.

Paralelamente, a componente lúdica que esta visita envolve, propicia uma relação de maior proximidade entre psicólogos, professores e alunos.

O empenho colocado na planificação, na preparação do itinerário e a priorização das áreas a visitar é fundamental para retirar o melhor partido da visita.

Também integrado no Programa de Orientação Escolar e Vocacional (POEV) serão realizadas visitas de estudo a algumas Escolas Secundárias e Profissionais do concelho da Moita e Barreiro. (Escola Secundária da Baixa da Banheira, Escola Técnico Profissional da Moita e Escola Secundária Alfredo da Silva).

 

Sessões de Informação de Escolas Secundárias e Profissionais

No 3.º período, e ainda no âmbito do POEV para as turmas de 9.º ano, será realizado um evento constituído por Sessões de Informação sobre a oferta educativa e formativa do próximo ano letivo e para tal, serão convidadas a participar diversas instituições como: Escolas Secundárias e Profissionais de áreas próximas (Escola Secundária da Baixa da Banheira, Escola Secundária Augusto Cabrita, Escola Secundária de Santo André, Escola Secundária de Santo António e Escola Profissional Bento de Jesus Caraça – Barreiro).

 

Apoio às matrículas de 10.º ano / Exposição da Oferta Educativa 2017/18 

Considerando que os alunos de 9.º ano de escolaridade estão numa etapa de transição com o objetivo de integração no Ensino Secundário, nos dias estipulados para as matrículas no 10.º ano (em julho) será facultada pela psicóloga do Agrupamento um espaço de esclarecimento de dúvidas e questões relacionadas com a oferta formativa 2017/18 no polivalente, bem como, o auxílio aos alunos e respetivos Encarregados de Educação no preenchimento dos impressos.

Como complemento, será também organizada à semelhança do ano transato, uma exposição com informação diversificada referente à oferta disponível em Escolas Secundárias e Profissionais dos concelhos da Moita, Barreiro e Lisboa. 

 

123

Conquista o teu caminho!

 

Como contactar o SPO?

Através:          Dos Diretores de Turma

                       De contacto telefónico ' 21 205 93 90

    Ë 96 484 92 45

                        Correio electrónico This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Onde se encontra:

O Gabinete de Psicologia funciona na Escola Básica do 2.º e 3º ciclo de D. João I, no Bloco C e presta apoio às escolas do agrupamento.

Horário



2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira
09h00
12h30
13h30
15h30
17h00
17h30

                                                                   Psicóloga Marta Nunes                         

 

“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”

Carl Gustav Jung

A Psicóloga

Marta Nunes

(Cédula Profissional Nº 4513)

Additional information